Arquivo do blogue

terça-feira, 18 de outubro de 2016

F-84G - Thunderjet



F-84G - reconstruído Museu FAP - Ovar
atualizado em 15 de outubro de 2019

Construídos pela norte americana Republic Aviation Corporation, serviram a Força Aérea Portuguesa entre 1953 e 1974.
 
Portugal recebeu cerca de cento e vinte e cinco unidades, algumas das quais acabaram por ser enviadas para o território africano, nomeadamente Angola, embora na altura do bloqueio inglês ao porto da Beira em Moçambique, seis unidades tenham sido desviadas para aquele território.
 
Tristemente célebres por terem estado envolvidos no acidente com mais aeronaves ocorrido em Portugal, distinguiram-se  nas missões operacionais em Angola, onde foram perdidos alguns aparelhos e respetiva tripulação.

09 de outubro de 1953

Ota, o F-84G-26-RE, com a matrícula e a referência USAF 51-11082, tripulado pelo Major Piloto aviador Artur Tamagnini Barbosa, despenha-se no solo falecendo o piloto.



In Diário de Lisboa




F-84G - arquivo EMFA
 
27 de abril de 1954

O F-84G-26-RE com a matrícula 5105 e o registo USAF 51-11025, despenha-se na pista da Base Aérea da Ota no decurso da descolagem.

Perde a vida o 1º Sargento Piloto Armando Garcia Félix.

03 de outubro de 1954


O F-84G-26-RE  com a matrícula 5108 e o registo USAF 51-10900, despenha-se em Santa Margarida no decurso de manobras militares, falecendo o Furriel Piloto  Armelim Henriques Borges.



In Diário de Lisboa

21 de janeiro de 1955

O Caça F-84G-26-RE com a matrícula 5113 e registo USAF 51-11104, tem um acidente na descolagem na Base Aérea da Ota, falecendo o Furriel Piloto Rui Fernando Busca.



In Diário de Lisboa
 
28 de fevereiro de 1955

Numa colisão em voo, na zona de Monte Real, são perdidos os F-84G-26-RE com a matrículas FAP 5142 (51-11190) e 5134 (51-16651), falecendo os dois pilotos, respetivamente Alferes Piloto aviador António Maria Craveiro Lopes Carneiro de Sousa e Faro e Furriel Piloto Joaquim Marques Gonçalves.




In Diário de Lisboa

24 de março de 1955

É perdido em Alcochete, na carreira de tiro, o F-84G-26-RE com a matrícula 5139 e o registo USAF 51-1228, tendo no acidente falecido o Furriel Piloto Acácio Bento da Silva Pinheiro.



In Diário de Lisboa

01 de julho de 1955

São perdidos numa colisão contra a Serra dos Carvalhos, o maior número de sempre de aviões militares.

No trágico acidente, o maior envolvendo diversos aviões, são destruídos os F-84G com a matrícula FAP: 5126;5132;5135;5138;5140;5150;5157 e 5159.

Falecendo os seguintes pilotos:

Tenente Piloto aviador António Rocha de Mós;
Alferes Piloto aviador Henrique Pinto Howell;
Alferes Piloto aviador Alfredo Ventura Pinto;
Alferes Piloto aviador José Guerreiro Bispo;
2º Sargento Piloto Fernando da Silva Santos;
Furriel Piloto Diniz Alves Martins;
Furriel Piloto António Carvalho;
Furriel Piloto Danilo Martins da Fonseca.



In Diário de Lisboa

21 de dezembro de 1955

Despenha-se em Ume, Coruche, durante uma sessão de acrobacia, o  F84-G-26-RE com a matrícula 5123 registo USAF 51-10991, morrendo no acidente o 1º Cabo Piloto Victor Manuel Pereira Peniche.


In Diário de Lisboa
17 de janeiro de 1956

O F-84G--26-RE com a matrícula FAP 5137 e o registo USAF 51-11216, despenhou-se na Base Aérea da Ota, falecendo no acidente o Alferes Piloto Joaquim Gomes da Palma.



In Diário Popular

04 de julho de 1956

O F-84G-26-RE, com a matrícula 5117 registo USAF 51-11063, é perdido em Sousel, Alentejo, falecendo o Alferes Piloto aviado  Manuel Capela Araújo.







In Diário de Lisboa
 

08 de abril de 1957

É perdido na Serra dos Candeeiros, o F-84G-26-RE com a matrícula FAP 5112 registo USAF 51-11020, falecendo na colisão com o solo o Alferes Piloto aviador António Bau de Sousa.



In Diário de Lisboa

08 de outubro de 1957

Despenha-se em Almeirim, o F-84G-26-RE  com a matrícula 5160 e o registo USAF 51-11216A, morrendo o Alferes Piloto aviador António José Joaquim Manso.




In Diário de Lisboa

11 de março de 1958

O F-84G-26-RE com a matrícula 5194 e o registo USAF 51-9716, pilotado pelo Alferes Piloto aviador José Joaquim Borges dos Reis, despenha-se no Vale do Sorraia, Coruche, falecendo o piloto.



In Diário de Lisboa

02 de outubro de 1959

O F-84G-16-RE com a matrícula 5133 e registo USAF 51-10468, é perdido em Maceira do Liz, Leiria, por falha estrutural, falecendo o Tenente Piloto aviador Artur Manuel Trigo Taveira Pereira.


In Diário de Lisboa
 
14 de outubro de 1961

Perde-se em missão de combate na Serra da Cananga em Angola, o F-84G-16-RE com a matrícula FAP 5180 e o registo USAF 51-10473, tendo morrido o Tenente Piloto aviador António Seabra Dias.



In Diário de Lisboa

 23 de junho de 1962

Em missão de combate é perdido em Angola no Vale do Loge, o F-84G-26-RE com a matrícula  5177 registo USAF 51-9962, pilotado pelo 2º Sargento António Alberto de Castro Carneiro que morre na colisão com o solo.

03 de junho de 1964

 O F-84G-26-RE com a matrícula da FAP 5128 registo USAF 51-11219, é perdido no Mar em frente a Luanda, tendo falecido o Tenente Piloto aviador Francisco Cunha Castro Navarro.

14 de fevereiro de 1965

É perdido nos  Dembos, Angola em missão de combate o F-84G-6-RE com matrícula 5186, registo USAF 51-9871, morrendo o seu piloto Capitão Luís Alberto Ferreira da Fonseca Simões.

 
In Diário de Lisboa

30 de setembro de 1967

É perdido na região de Balacende em Angola, o  F-84G-26-RE com a matrícula 5164 e o registo USAF 51-11120, falecendo o  Tenente Piloto aviador Manuel Anjos Martins Silva.

In Diário de Lisboa
 

25 de abril de 1969

Devido a colisão em voo com o F-84G 5130, é perdido em Luanda - Angola,  o F-84G-26-RE  com a matrícula 5213, registo USAF 51-10941, falecendo o Capitão Piloto aviador António Caetano Abrantes.


In Diário de Lisboa







 

Agusta-Bell 47 Jet Ranger

 16 de novembro de 1972 Atingido por uma granada de morteiro quando ainda se encontrava no solo, perdeu a vida o 2.º sargento piloto Abílio ...

As + vistas