Arquivo do blogue

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

PV-2 Harpoon




Crédito EMFA

atualizado em 07 de novembro de 2019

Originalmente construídos pela Lockheed Aircraft Company para missões de combate naval, as 34 unidades recebidas em Portugal, a partir de finais de 1953, viram a sua utilização inicial ser modificada com o início das operações militares em África.
Essa utilização em ambiente de combate terrestre prolongou-se até 1975 e foi motivadora de alguns acidentes em combate com expressão nas baixas mortais.

25 de fevereiro de 1960
O PV-2 Harpoon, com a matrícula 4624, e registo U.S. Navy 37196, despenha-se na Serra do Trancão, Bucelas,  quando efetuava a aproximação ao aeroporto de Lisboa.

No acidente morrem o Capitão Piloto Afonso Tiago Canelas Barreiras e o 2º Sargento Vasco Gonçalves Martins, registando-se ainda mais quatro feridos.
 

In Diário de Lisboa
08 de junho de 1961

Em Cangola, Angola, despenha-se, em missão de combate, o PV-2 Harpoon com a matrícula 4620, registo U.S. Navy 37473, morrendo toda a sua tripulação composta por:

Tenente Piloto aviador Carlos António Alves;
2º Sargento Piloto Jorge Raposo Gomes Prata;
1º Cabo ORT Orlando Custódio Machado dos Santos;
Furriel MMA José António Nobre Baiona;
Alferes Paraquedista Luís Ramos Labescat da Silva. 

O avião somente foi encontrado no dia 3 de agosto de 1961.

In Diário de Lisboa
 05 de fevereiro de 1963
O PV-2 Harpoon com a matrícula FAP 4617 registo U.S. Navy 37233, despenha-se em Chimoio, Moçambique, devido a colisão com um poste de alta tensão, falecendo no desastre os tripulantes:
 
Capitão piloto aviador Áureo Renato Viegas e Costa dos Santos Pires;
Sargento Ajudante piloto Eduardo Mota Naveira;
2º Sargento MMA Manuel Vilela Caldeira;
1º Cabo RT Fernando Manuel  Berguo Faria;
1º Cabo MMA Manuel Pacheco Cintra
1º Cabo MMA António Palma Cavaco.
Existiram dois sobreviventes.
08 de novembro de 1963
 
Despenha-se em São Salvador, Angola, o PV-2 Harpoon com a matrícula 4612, registo U.S. Navy 37232, tendo perdido a vida os seguintes militares:

Major Piloto navegador António Manuel Tavares de Brito;
Capitão Piloto aviador Manuel Gomes de Almeida;
2º Sarg. MMA Ernesto Ferreira Touginha;
1º cabo RT Manuel Reis;
Capitão de Cavalaria Fernando Trindade Rei;
Furriel Rodrigo Teixeira da Cunha;
Furriel José António Baiôa Vaz
Furriel José António Marques Pereira 
1º Cabo António da Costa Lopes Cardoso.

Crédito EMFA



 
 

Avro Anson






atualizado em 28 de agosto de 2019

Avião bimotor produzido pela A.V. Roe & Co. Ltd, fábrica da Grã-Bretanha, foram utilizados, para transporte e treino de tripulações, entre 1947 e 1956, inicialmente pela Aeronáutica Militar e posteriormente pela Força Aérea.
Foram recebidas no total 10 aeronaves.

06 de julho de 1954

O Avro Anson com a matrícula FAP 2219, e o número 1370 do fabricante, despenha-se no mar, em frente à praia da Nazaré, falecendo no acidente toda a sua tripulação composta pelo Aspirante piloto Raul Brito Figueiredo Lourenço, Furriel piloto Octávio de Jesus Silva e os alunos José António Conceição Matias, José Lourenço Cabrita Alves e Basílio Figueiredo Cardoso.


In Diário de Lisboa

  
 
 

 
 

Beechcraft D-18S






Crédito EMFA - avião sinistrado


atualizado em 26 de setembro de 2019

Produzidos pela norte-americana Beech Aircraft, foram entregues inicialmente à Aviação Naval. Mais tarde foram recebidas novas unidades cedidas pelo Canadá. Embora surjam em diversas locais referências a estas unidades terem sido produzidas por Fábricas Canadianas nenhuma comprovação existe dessa possibilidade.

Utilizados entre 1948 e 1976, na Aviação Naval e na Força Aérea, para transporte e ligação, dispôs-se de um total de 25 unidades, com predominância no modelo C-45 Expeditor.

01 de junho de 1959

O Beechcraft D-18S com a matrícula 2507 e o registo USAAF 44-87067, cai no Tejo entre o Montijo e a Ilha do Rato, quando fazia a manobra de aproximação à pista, falecendo no acidente o Capitão Piloto aviador João Fernandes, o Aspirante Engenheiro aeronáutico Francisco Artur Lopes da Conceição e os Primeiros Cabos Mecânicos António Moreira e Luís Cândido Mendes.




In Diário de Lisboa



Crédito EMFA - avião sinistrado


 
22 de julho 1965

Devido a avaria mecânica na descolagem, cai no Lumiar em Lisboa, o Beechcraft D-18S, com a matrícula 2512.

Perdem a vida o Major Piloto aviador José Luís da Silva Fernandes e o Major Piloto aviador Joaquim das Neves Oliveira.


In Diário de Lisboa





Agusta-Bell 47 Jet Ranger

 16 de novembro de 1972 Atingido por uma granada de morteiro quando ainda se encontrava no solo, perdeu a vida o 2.º sargento piloto Abílio ...

As + vistas