Arquivo do blogue

terça-feira, 11 de abril de 2017

Chipmunk DHC 1 - De Havilland

 
  
 

Chipmunk 1335 (remotorizado) FAP - Crédito EMFA
 

atualizado em 30 de setembro de 2019

Inicialmente foram adquiridos 10 aviões à inglesa De Havilland, que iniciaram a sua atividade em 1951 na Aeronáutica Militar. Posteriormente, já após a criação da FAP, são encomendadas mais 66 unidades às Oficinas Gerais de Material Aeronáutico – OGMA, os quais foram entregues até 1960.
Não obstante terem sido desativados em 1989, houve posteriormente o reaproveitamento de seis unidades, que sofreram a substituição dos motores, após a qual foram entregues à Academia da Força Aérea que ainda os utiliza nos dias de hoje

18 de abril de 1961

O Chipmunk com a matrícula FAP 1347 e número de construtor OGMA37, é perdido em Cortegaça- Aveiro, após ter entrado em perda, falecendo o Aluno Piloto Hélio Reis.



In Diário de Lisboa
 
 03 de fevereiro de 1962
 
É perdido em São Jacinto - Aveiro, devido a colisão com o solo, o Chipmunk 1341 a que corresponde a referência do fabricante OGMA31.

Perdem a vida o Aluno Piloto Manuel Ferreira Jerónimo e o 1º Cabo Piloto Manuel da Cunha Antunes.


In Diário de Lisboa

29 de setembro de 1962

Devido a colisão com arvoredo em Cernache - Coimbra, o Chipmunk 1301, com o número de fabricante C1-0261, é perdido.

Morre no desastre o Alferes Piloto aviador Jorge Dias da Silva Lachaud.



In Diário de Lisboa


31 de outubro de 1962
 
Cai em Casal do Choupo - Pontinha , o Chipmunk 1352, número de fabrico OGMA42, morrendo no acidente, ocasionado por eventual suicídio, o Capitão Piloto José Vicente Rolo Duarte.



In Diário de Lisboa

10 de julho de 1963

Devido a colisão com o arvoredo é perdido em Esmoriz, Aveiro,  o Chipmunk 1374 da FAP e número de fabrico OGMA 64.

Perdem a vida o 1º Cabo Piloto Jorge José Lopes Silva Santos e o 1º Cabo aluno Pedro Joaquim dos Santos Lucena.


In Diário de Lisboa

13 de dezembro de 1963

Colide com o solo em condições de mau tempo, em Loures, o Chipmunk 1344, OGMA344, tendo perdido a vida o Alferes Piloto aviador Eduardo António de Bastos Afonso Salavisa.

Ficou ferido o outro tripulante.


In Diário de Lisboa

2 de abril de 1964

É perdido em Maceda, Espinho, o Chipmunk 1329, número de fabricante OGMA19, devido a manobra de acrobacia a baixa altitude.

Perde a vida o Furriel Miliciano Piloto João de Almeida.


In Diário de Lisboa


3 de julho de 1964

Devido a colisão no ar com um T-6 1645 da FAP, é perdido em São Jacinto - Aveiro o Chipmunk 1361, número de fabricante OGMA51.

Morre o Major Piloto aviador Ernesto Correia Moutela.

In Diário de Noticias

18 de novembro de 1964

Por colisão com cabos de alta tensão, é perdido o Chipmunk 1310, número de fabricante C1-0365.

Neste acidente, ocorrido em Aveiras de Cima, perdem a vida o Alferes Piloto aviador Sérgio Gajeiro de Carvalho e o Aluno Piloto Carlos Manuel Pereira Calvão.



In Diário de Lisboa

 

Agusta-Bell 47 Jet Ranger

 16 de novembro de 1972 Atingido por uma granada de morteiro quando ainda se encontrava no solo, perdeu a vida o 2.º sargento piloto Abílio ...

As + vistas